Sindicato questiona demissão em massa na AGC em meio à pandemia de Coronavírus

Mesmo tendo discutido as condições da MP 936 em relação a seus funcionários com o Sindicato, a AGC demitiu 55 trabalhadores. Diante desse desrespeito com os trabalhadores, o Sindicato solicitou uma audiência com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Durante a audiência, realizada no dia 20 de maio, os representantes do Sindicato relataram terem debatido com representantes da AGC as possibilidades de redução de jornada e salário ou a suspensão de contrato, como propõe a MP 936. Tendo sido essa alternativa aplicada a outros funcionários e não a esses 55 demitidos sem negociação.

A Procuradora do Trabalho deu razão ao Sindicato e, ao questionar a empresa, esta disse não ter condições de manter os 55 postos de trabalho.

Pressionada pelo Sindicato e pelo MPT, a AGC se comprometeu a manter o plano de saúde dos funcionários demitidos por dois meses e estender o pagamento de cesta básica por três meses.

Além disso, em caso de reabertura de postos de trabalho, o Sindicato conquistou para os trabalhadores demitidos a prioridade caso tenham interesse em serem recontratados pela AGC.